SIGNIFICADO ESPIRITUAL DO INCENSO E A SUA ORIGEM

A etimologia da palavra corresponde ao latim incendere que significa acender. É proveniente de uma árvore chamada Boswellia sacra que nasce na Ásia. O incenso sempre esteve presente na história da humanidade. O costume de queima-lo vem dos antigos acreditavam que a fumaça era um sinal de agradecimento e por isso ofertavam aos deuses todo o aroma e tudo o que podiam para agradá-los. Eles se reuniam e faziam fogueiras para desenvolverem seus ritos e elevarem suas orações de clamor e agradecimentos.

O incenso está presente também na vida dos cristãos e representa a oração do sacerdote elevada aos céus, com embasamento no antigo testamento, e também foi um dos presentes que um dos três reis magos ofereceram ao menino Jesus em seu nascimento.

Muitos acreditam que acender um incenso é um ritual sagrado e por isso, fazem esse gesto sempre que estão em momentos de profunda meditação e oração.

Essa positividade está sempre de acordo com o que você tem em sua mente. Sempre que for meditar com um incenso, saiba que teu corpo deve estar sempre de acordo com o que está sendo extraído e emanado do aroma.

Todos os incensos são bons a sua medida, basta saber para qual finalidade você precisa e utilizar os benefícios de todos eles.

Como queimar um incenso

Antes de falar um pouco a respeito de como queimar incensos, vale dizer que não existe regra para usar incenso corretamente.

Nenhuma forma ritualística ou tradição que nos ensinam os preceitos para a utilização ritualística de um incenso, invalida, diminui o valor ou elimina o poder de um simples ato espontâneo de colocar fogo em uma vareta de um incenso aromático, mesmo que a única intenção deste ato seja a de espalhar um aroma agradável ao ambiente ou mesmo afastar ou encobrir algum aroma desagradável.

  • Um ponto comum entre todas as tradições espirituais e religiões que fazem o uso do Incenso de forma ritualística é que o ato de acender um incenso é uma ação de amor devocional, que deve ser feita em silêncio, com a mente concentrada, em paz ou em oração.
  • As tradições dizem que o estado de espírito da pessoa ou sacerdote que dirige o ato de acender o Incenso também exerce grande influência na qualidade da energia que irá se espalhar pelo ambiente.
  • Escolher um incenso que tenha um aroma com propriedades que estejam alinhadas às intenções do ato ritualístico é a primeira ação que compõe este ritual.
  • Deve-se colocar fogo em chama na ponta da vareta até que a chama se estabeleça, devendo permanecer acesa até que a ponta do incenso fique em brasa incandescente. Os ritos de origem Pagã, Celta e dos antigos habitantes do continente Europeu nos ensinaram que não se deve apagar a chama de um incenso assoprando.
  •  Também por este motivo, mais recentemente, as pessoas passaram a dizer que não se deve acender incensos com isqueiros e somente com fósforos.
  • Também em todas as tradições, inclusive na igreja Católica, os Incensos são utilizados para preparar o ambiente para o ritual.
  • O Incenso tem a finalidade de espantar os maus espíritos . Na tradição cristã passa o Incenso no altar e nas oferendas para afastar as “ações diabólicas” e para tornar as oferendas dignas de serem usadas no Ministério da Eucaristia. No Hinduismo e no Budismo o Incenso deve ser aceso antes do início de qualquer ato ritualístico, meditação, estudos ou práticas.
  • Alguns ritos de origem africana utilizam o Incenso aceso sempre ao lado de um copo de água para que a água canalize toda a purificação das energias liberadas pela fumaça do Incenso.

Concentre-se ao acender um incenso, fique em silêncio com a mente leve e sem pensamentos, ou profira sempre a mesma oração para acender um incenso, ou entoe um mantra, mesmo que seja apenas em pensamento. Ritualize o seu ato de acender um incenso, fazendo sempre de uma forma semelhante, desta forma você irá ancorar as energias que deseja com mais facilidade no momento em que acender um Incenso. Podemos encontrar referência a estes tipos de orientações na maioria das tradições religiosas que usam o Incensos como elementos atuantes de seus rituais.


Deixe a caixa de pesquisa vazia para encontrar todos os produtos ou insira um termo de pesquisa para encontrar um produto específico.

A mostrar todos os 11 resultados

  • Maravilhosamente perfumados

    Seu aroma vêm-lhe do óleo assencial anetol que também é um dos constituintes principais do anis. O componente estragol, também existente no estragão, o eucalipto, etc

    *Ver descrição para saber mais

  • Uma combinação de ervas e resina, flores, mel e óleos aromáticos

    Um único bastão de incenso tem um tempo de queima de, em média, 30 a 40 minutos. O “Ninho” da Natureza tem um aroma de madeira forte e médio.

    *Ver descrição para saber mais

  • A lavanda ajuda a relaxar

    Combate ao estresse e a ansiedade.

    *Ver descrição para saber mais

  • Ideal para meditação e oração

    Na tradição cristã passa o Incenso no altar e nas oferendas para afastar as “ações diabólicas”.

    *Ver descrição para saber mais

  • Ritualize o seu ato de acender um incenso

    O incenso Goloka é feito à mão na capital do incenso da Índia, Bangalore e apoia a Fundação Akshaya Patra, uma instituição de caridade  para crianças hindus das áreas mais pobres.

    *Ver descrição para saber mais

  • Concentre-se ao acender um incenso, com a mente leve e sem pensamentos

    Estes Agarbatti são enrolados à mão de acordo com o método tradicional masala de pureza natural.

    *Ver descrição para saber mais

  • Aroma intenso e delicioso

    Tendo por base esta receita, o incenso Nepalês Golden Nag Champa é muito aveludado e suave. Embalagem de papel lokte, o papel tradicional do Nepal.

    *Ver descrição para saber mais

  • Uma mistura única de aromas da Floresta.

    Este incenso envolve cada área do seu espaço de vida com uma fragrância fresca e maravilhosa da floresta.

    *Ver descrição para saber mais

  • Especialmente calmante e relaxante.

    Incenso Goloka Golden Nag, uma deliciosa fragrância amadeirada que favorece a meditação e o relaxamento.

    *Ver descrição para saber mais

  • Afrodisíaco, gerador de sorte nos negócios e prosperidade financeira.

    Seu aroma é quente, intenso, amadeirado, doce e balsâmico.

    *Ver descrição para saber mais

  • Ideal para manter os espaços limpos de energias densas.

    Incenso Goloka Nag Chandan Golden, uma deliciosa fragrância amadeirada que favorece a meditação e o relaxamento.

    *Ver descrição para saber mais

Registe-se para ter acesso a promoções exclusivas !!! Ignorar